Marcia Auriani

55 11 99174.7279

UMA GIGANTE DE UM METRO E MEIO

image

Por: Marcia Auriani – Artigo no. 5 – 06/11/2012

MARCA PESSOAL  QUE FEZ DIFERENÇA NO MUNDO COM APENAS 500 RUBIAS NO BOLSO E COM UM SONHO!!!

Seu nome verdadeiro é Agnes Gonxha Bojaxhiu, nasceu em Skopje, Macedonia,  no dia 27 de agosto de 1910 e sua marca começou a fazer diferença em 1946, quando percebeu que podia fazer muito mais, ao invés de servir como monja nas Irmãs de Loreto na Índia. Solicitou permissão ao Papa para iniciar uma nova ordem,  Missionárias da Caridade, que tinha como missão ajudar aos pobres.

Com apenas 500 rúpias no bolso recrutou 12 freiras e juntas abriram uma escola nas favelas de Calcutá, em 1948. Foi “viver só, fora do claustro, tendo Deus como único protetor e guia, no meio dos mais pobres de Calcutá”. Em dezembro do mesmo ano, conseguiu a nacionalidade indiana.

Marca Pessoal:Madre Teresa de Calcutá

Bose & Faust (2012), Madre Teresa está entre os seres humanos que, a partir de um simples sonho, mudaram profundamente o nosso mundo. Seu sonho era ajudar os mais pobres entre os pobres. Essa visão foi seu ponto de partida, o que a fez desenvolver um plano bem definido para torna-lo realidade.

Foi considerada a missionária do século XX, concretizou o projeto de apoiar e recuperar os desprotegidos na Índia.


Através da sua congregação, “Missionárias da Caridade”, partiu em direção à conquista de um mundo que acabou rendido ao seu apelo de ajudar o mais pobre dos pobres.

Sua organização, fundada por uma liderança apaixonada em 1948, cresceu a ponto de se tornar uma das maiores empresas do mundo: 

ü  Opera em mais de cem países;

ü  Tem uma força de trabalho com 4 mil colaboradores em tempo integral;

ü  É uma das marcas mais reconhecidas globalmente; e

ü  Levantou e empregou bilhões de dólares de capital.  

Essa é a organização, Missionárias da Caridade de Madre Teresa.

Uma mulher que usou a própria inclinação, o dinamismo, a fé e um estilo particular de gestão para construir uma das maiores organizações do mundo. Ela conseguiu um impacto que a maioria das empresas apenas sonha alcançar. 

Essa freira, sem nenhum preparo em negócios, criou uma marca global, uma poderosa fonte de captação de recursos e uma organização que tem, hoje, mais 47 anos. 

(Bose & Faust, 2012, prefácio)

  

Em 1979, Madre Teresa recebeu o prêmio Nobel da Paz, pelos serviços prestados à humanidade. Depois de dedicar toda uma vida aos pobres, Madre Teresa de Calcutá morreu aos 87 anos, de parada cardíaca. Centenas de milhões de pessoas de todas as classes sociais religiões, da India e do exterior lhe renderam homenagem. No dia 13 de setembro recebeu o funeral de Estado e o seu corpo foi conduzido em um longo cortejo através as estradas de Calcutá, sobre uma carreta de canhão que tinha trazido tambem os corpos de Mohandas Gandhi Jawaharlal Nehru. Chefes de nações, primeiros Ministros, Rainhas e enviados especiais chegaram para representar os países de todo o mundo. Em outubro de 2003 foi beatificada pelo Papa João Paulo 2o.

O grande diferencial desta marca pessoal?  Apaixonada pela causa, habilidade de relacionar-se com pessoas e uma capacidade impar de liderança. Um exemplo para todos de que é possível conquistar o seu sonho, para isso é preciso gestão, visão estratégica e amor, o que Madre Teresa nos mostrou com muita competência. Minha singela homenagem a uma das maiores líderes mundial: Madre Teresa de Calcutá. 

Referencias Bibliográficas

BOSE, Ruma;  FAUST, Lou. CEO: Princípios inesperados para uma liderança prática. São Paulo: Lua de Papel, 2012.

História de Madre Teresa de Calcutá – www.areajesus.com/madreteresa/html. Acesso 21/10/210012

Biografia Madre Teresa de Calcutá – www.motherteresacause/info. Acesso em 21/10/2012

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *