Marcia Auriani

55 11 99174.7279

BLOG

10 setembro de 2016

A compra por emoção: Design estratégico como diferencial

Encantar. Essa é a palavra do momento no ponto de venda. O conceito de marketing que deve atender necessidades e desejos já não tem sentido. Hoje, a ideia é oferecer ao consumidor experiências divertidas e inesquecíveis, que superem as suas expectativas. O valor é resultado da experiência vivida pelo cliente no ato da compra. Por exemplo, se o serviço for de má qualidade e os produtos oferecidos estiverem arrumados nas prateleiras como em qualquer outra loja, a maioria dos consumidores vai procurar pelo preço mais baixo, pois não haveria razão para(...)

17 junho de 2016

Integridade da Marca

A integridade de uma marca começa com o seu propósito, ou seja, quando ela nasce.  A integridade da marca é a promessa de valor da empresa e a chave para conquistar a confiança dos clientes. Entender a importância dessa essência é o que define sua diferenciação e identidade no mercado, oferecendo algo de relevante no intuito de atender às necessidades e desejos do seu publico alvo. A marca tem um papel forte para os negócios, ela ajuda no processo de decisão na escolha de um determinado produto ou empresa. Com a(...)

31 dezembro de 2015

Branding pessoal ou autoajuda em 2016?

Ao ministrar uma aula num curso de pós-graduação eu afirmei que para ter sucesso profissional e consequentemente ser feliz é preciso primeiro acreditar naquilo que faz, ou seja, amar a sua profissão e se preparar para ser melhor naquele assunto. Caso contrário, o mercado não irá acreditar e muito menos valorizar o seu trabalho. De repente um aluno levanta a mão e diz “professora, isso é autoajuda”.  Ups!!!  Parei um pouco, pensei e retomei a aula. Aquilo me incomodou, pois precisava explicar a ele e deixar claro para toda a(...)

21 agosto de 2015

Marca Pessoal = Paixão!

Sabe aquilo que mais nos incomoda num aeroporto, numa loja de roupas, num hotel ou mesmo no ambiente de trabalho? A falta do famoso atendimento cordial, carinhoso e espontâneo. Como faz mal termos um atendimento amargo, sem expressão, e mesmo não conseguirmos um sorriso de um colega de trabalho quando o desejamos um bom dia.  E sabe qual é a resposta para essas pessoas estarem assim? Paixão. Paixão por aquilo que faz, ou melhor, envolvimento pelo trabalho que realiza, o entendimento do real significado do seu serviço e sua importância(...)

20 setembro de 2014

Marketing Pessoal ou Branding Pessoal?

Essa tem sido uma pergunta constante em minhas aulas, palestras e discussões, e entender essa diferença é importante para a carreira profissional. Branding Pessoal é o mesmo que gestão da marca pessoal e tem por objetivo construir uma marca que se destaque no mercado. Já marketing pessoal vai ajudar a construir essa marca, definindo quais são as estratégias ideias para o sucesso profissional e pessoal. Então já começo com a pergunta: “qual é o seu plano de marketing?”  Ou melhor, você tem um plano estratégico de marketing para construção da sua(...)

25 julho de 2014

City Branding Santa Fé – Novo México, EUA

Santa Fé, uma cidade localizada entre montanhas, linda por sua beleza natural, rica por sua história, encantadora por sua arquitetura que define claramente a sua identidade e que, ainda, sabe como receber de maneira diferenciada os seus turistas com os seus 71.000 moradores muito gentis e amáveis. Estou tendo a oportunidade de vivenciar na prática como se faz place branding com a excelência de uma cidade. Como nas empresas e nos produtos a gestão de uma marca define a cultura dos negócios e como o mesmo deve ser conduzido para(...)

13 junho de 2014

Visual Merchandising e Comunicação de Marca

As mudanças têm sido intensas no cenário econômico nos últimos anos e a concorrência maior no varejo. O que se tem percebido é que a marca varejista que se comunica melhor com o consumidor, de maneira direta, objetiva e emocional tem sempre se diferenciado e principalmente se destacado nesse mercado em constante agitação e mais ávido por novidades. Há muitas formas de comunicação no varejo, como: anúncios em revistas e jornais, rádio e televisão, marketing direto, promoção no ponto de venda, mídias sociais, entre outras, mas uma em particular apresenta(...)

12 junho de 2014

BRANDING PERSONAL EN TU CARRERA PROFESIONAL

¿Sabe lo que más nos molesta en el aeropuerto, en la tienda de ropas, en un hotel o incluso en el ambiente de trabajo? Es la falta de la famosa atención cordial, cariñosa y espontánea, esto es un aspecto muy negativo. Y sabe ¿cuál es la respuesta para que estas personas se encuentren así? Pasión. Pasión por aquello que hace, o mejor dicho, comprometimiento con el trabajo que realiza. El entendimiento del real significado de su servicio y su importancia en el proceso de la construcción de algo mayor. Y no(...)

28 abril de 2014

Chief Branding Officer

Antes de iniciar esse artigo, tentei identificar qual seria o melhor termo para o líder de uma marca e pesquisando cheguei ao termo CBO ( Chief Branding Officer). Não sei se é o melhor termo, porém resolvi escrever esse artigo com foco no líder, discutindo mais o seu papel na gestão de uma marca. E sabe por quê? Porque sinto que precisamos ter mais lideres com propósitos nos negócios para que o propósito da marca seja perene de maneira eficaz e transparente. Como as marcas precisam ter o seu propósito,(...)

26 março de 2014

Gestão de Marca: O Design como estratégia de marketing

Muitos executivos têm o sonho de que suas marcas se tornem icônicas, mas para chegar neste nível é preciso ter visão estratégica do negócio e entender que branding é  longo prazo. Na realidade, criar e construir marcas são os dois maiores desafios enfrentados pelos gestores nos dias atuais. É perceptível que todos os executivos, não importando o tamanho da empresa, acreditam no poder das marcas e concordam que branding é um negócio excepcionalmente difícil. Para cada Google ou Apple, há dezenas de marcas fracassadas. Muitas delas conhecidas e respeitadas, já não existem mais,(...)

24 março de 2014

Branding no Varejo: Endobranding ou Talentos?

  De maneira muito simples, marca é uma promessa feita pela marca varejista ao mercado. Entretanto, ao construírem suas marcas, muito frequentemente as empresas varejistas negligenciam a audiência mais vital para a entrega bem-sucedida do que prometem – seus funcionários. Milhões são gastos para que a promessa vire uma realidade, porem é preciso que além da propaganda, embalagem, logos e layout de loja, os funcionários estejam preparados para também construir uma experiência real desta marca. Sabe aquilo que mais nos incomoda num aeroporto, numa loja de roupas, num hotel ou(...)

20 dezembro de 2013

O Propósito da Marca Pessoal!

Felicidade é uma palavra intrigante. Qual o real significado dela? Para muitos ser feliz é ter dinheiro, bens materiais, fama, poder; para outros, saúde, amor, paz de espírito, prestígio, família, amigos e assim por diante. Concordo que todas essas qualidades tragam felicidade, porém e antes de tudo é preciso que esteja claro qual é o propósito da suamarca pessoal. Definir qual a razão de ser de sua marca e como quer fazer diferença no seu dia a dia é o principal motivo para uma marca entender qual o seu papel no mundo. Para ser feliz é(...)

17 dezembro de 2013

Branding no Varejo: Posicionamento Estratégico

No mundo todo, o varejo tem se tornado um elo cada vez mais importante da cadeia de distribuição. No passado havia a função, imposta pela indústria, de revender os produtos aos consumidores. Atualmente, a situação é muito diferente: com o aumento da competição global e as profundas mudanças comportamentais dos consumidores, que passam por fatores que vão da ausência de tempo à consciência de sua posição de poder na cadeia, incluindo também a variedade de canais, formatos, marcas, produtos e serviços disponíveis, torna-se imprescindível, ao varejo, estar mais próximo dos(...)

28 outubro de 2013

Finanças Pessoais e Imagem Profissional

Por Fernanda Moreton – Artigo 21 – 28/10/2013 Você já parou para pensar sobre a importância dos números em sua vida? São eles que trazem para nós a precisão dos dados, tiram dúvidas, mensuram valores, regem os calendários… No entanto, muitos não gostam de matemática e finanças, e querem ficar o mais longe possível dos números. Perdemos muito dinheiro por nos negarmos a fazer um planejamento financeiro pessoal. Grandes oportunidades (pessoais e profissionais) também se tornam inviáveis se não tivermos uma reserva de capital, uma poupança. No Brasil, o ensino(...)

07 outubro de 2013

Design Estratégico & Encantamento de Marca

Por Marcia Auriani – Publicação: Portal InfoBranding – 07/10/2013 “Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo… Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade…” Walt Disney Encantar. Essa é a palavra que todos os negócios deveriam adotar no seu posicionamento estratégico. O valor é resultado da experiência vivida pelo cliente no ato da compra de um produto ou serviço. O intuito é fazer com que um simples comprador se torne um cliente absolutamente fiel a ponto dele mesmo divulgar o seu negócio.(...)

29 setembro de 2013

Branding no Varejo: Proposta de valor ou promessa?

Por Marcia Auriani – Publicação: Portal O Negócio do Varejo – 29/09/2013   A marca varejista precisa, antes de tudo, conhecer sua essência e assim definir com clareza seu propósito e sua proposta de valor. A dinâmica da economia e da sociedade globalizada exige mudanças constantes, renovação de conceitos e de posições em todos os setores. Nesse processo das grandes transformações tão evidentes no mercado, no varejo não poderia ser diferente, onde também acontecem significativas mudanças em função da competitividade, passando a ter um papel de crescente relevância. No passado(...)

19 setembro de 2013

A COMPRA POR EMOÇÃO: Design estratégico como Diferencial

Por Marcia Auriani – Artigo 20 – 19/09/2013 Encantar. Essa é a palavra do momento no ponto de venda. O conceito de marketing que deve atender necessidades e desejos já não tem sentido. Hoje, a ideia é oferecer ao consumidor experiências divertidas e inesquecíveis, que superem as suas expectativas. O valor é resultado da experiência vivida pelo cliente no ato da compra. Por exemplo, se o serviço for de má qualidade e os produtos oferecidos estiverem arrumados  nas prateleiras como em qualquer outra loja, a maioria dos consumidores vai procurar(...)

09 setembro de 2013

Branding & Gestão do Design

Nesta edição resolvi escrever sobre duas paixões Branding e Gestão do Design e qual a relação destes dois temas para a consolidação da promessa de valor de uma marca no mercado. Então começo por tentar responder a pergunta: Qual é a relação do branding com gestão do design? A excelência da gestão do design está em se apropriar do design para construir valor de marca e inovação competitiva para os negócios. Os elos entre design e marca não se limitam ao design gráfico, ao logotipo e ao signo. O design(...)

07 julho de 2013

O novo marketing e as redes sociais

Por Suzana Barboza e Marcia Auriani – Artigo 19 – 07/07/2013 As profundas alterações que a internet gerou nas relações humanas, incluindo as transformações nas formas produtivas dos mais variados setores, demandam um novo modo de atuação das marcas em relação a todos os stakeholders. De qualquer ponto de vista, todos serão obrigados a rever seus meios de comunicação, engajamento e diálogo com (e entre) as marcas. A grande revolução foi o desenvolvimento das mídias e redes sociais. É o que Tim O’Reilly chamou, em 2004, de web 2.0, uma(...)

10 junho de 2013

Branding Social

Por Marcia Auriani – Publicação: Portal InfoBranding – 10/06/2013 “Uma estratégia que não fale explicitamente sobre os clientes e o ambiente competitivo certamente não conseguirá gerar e manter um nível adequado de conhecimento da concorrência e do cliente na empresa, principalmente quanto aos detalhes importantes, onde o verdadeiro trabalho é realizado.” Theodore Levitt – Repensando a Gerência As marcas procuram se identificar e se diferenciar das concorrentes e uma das estratégias encontradas pelo branding é nas causas sociais. As origens destas novas práticas se relacionam a consumidores, que cada vez mais exigentes e informados, passam a(...)

06 junho de 2013

Diferencial da Marca: Treinamento, reciprocidade e marketing de relacionamento.

Por Vera Lucia – Artigo 18 – 06/06/2013 No relacionamento da marca com clientes e consumidores, três pontos fundamentais podem agregar o diferencial: treinamento com foco no desenvolvimento profissional, cultura da reciprocidade e marketing de relacionamento.  Após a década de 90 com a descoberta do cliente e do consumidor o mercado nunca mais foi o mesmo. Se antes disso, os produtores tinham uma única preocupação com logística – onde e como colocar seus produtos para aumentar vendas, tudo isso mudou. Com a transformação de um mercado vendedor para um mercado(...)

17 maio de 2013

A magia da Rua Avanhandava

Por Marcia Auriani – Publicação: Portal InfoBranding – 17/05/2013 O lançamento de uma marca deve iniciar com o propósito, ou seja, com a razão de ser do negócio e assim ter uma identidade clara do posicionamento estratégico com o objetivo de uma construção de marca com significado. E foi isso que aconteceu com 160 metros da Rua Anhavandava, que fica entre as ruas Martins Fontes e Martinho Prado no Centro de São Paulo, resultado da emoção e paixão ardente de um jovem empreendedor visionário.  Um sonho, uma realidade de Walter(...)

11 maio de 2013

Empreendedor: uma vocação?

Por Alessandro Saade – Artigo 17 – 11/05/2013 Invariavelmente, em algum momento da vida profissional, cedo ou tarde, uma enorme parcela das pessoas sentirá uma grande vontade de empreender. Seja dentro da empresa, como funcionário (intraempreendedor), ou seja, se arriscando um pouco mais e montando um negócio próprio.  Começa com uma energia boa, que contagia e as pessoas à sua volta, e o leva por diversas experiências, algumas muito boas, outras nem tanto, mas todas extremamente válidas. Ao longo da jornada, sempre fica uma cicatriz, que vai simbolizar sua experiência,(...)

23 abril de 2013

Marketing Pessoal – qual o seu plano?

Por Martha Gabriel – Artigo 16 – 23/04/2013 Marketing é a ciência que estuda as necessidades e desejos do mercado para oferecer ofertas que os atendam. As estratégias de marketing focam em otimizar as ofertas para que sejam o mais bem sucedidas possível em determinado mercado. Assim, estratégias de marketing bem planejadas alavancam o sucesso de produtos, serviços, empresas. Quanto mais consistente e alinhado com o mercado, maiores as chances de sucesso de um plano. Não basta apenas que o produto seja bom, ele precisa estar alinhado com as necessidades(...)

22 abril de 2013

A Alma da marca no ponto de venda

Por Claudia Bertoglio Maruggi e Marcia Auriani – Publicação: Revista Belas Artes – 22/04/2013

16 abril de 2013

Gestão de talentos no varejo

Por Marcia Auriani – Artigo 15 – 16/04/2013   No mercado, a importância da marca para o sucesso de um empreendimento torna-se, a cada dia, mais evidenciada. Não é diferente no segmento do varejo. A marca é o grande diferencial neste universo da comoditização de produtos e serviços, ou melhor, as atitudes da marca tornaram-se diferenciais competitivos. Para melhor entender o termo “atitudes da marca” é preciso antes de tudo entender do posicionamento, ou seja, qual a imagem que a empresa pretende transmitir para o seu mercado. Por exemplo, se uma(...)

13 março de 2013

Design no Varejo é resultado no Gráfico de Vendas

Por Marcia Auriani – Artigo 14 – 13/03/2013 As mudanças tem sido intensas no cenário econômico nos últimos anos e a concorrência maior no varejo. O que se tem percebido é que a marca varejista que se comunica melhor com o consumidor, de maneira direta, objetiva e emocional tem sempre se diferenciado e principalmente se destacado nesse mercado em constante agitação e mais ávido por novidades. Há muitas formas de comunicação no varejo, como: anúncios em revistas e jornais, rádio e televisão, marketing direto, promoção no ponto de venda, mídias(...)

01 março de 2013

Redes Sociais em benefício da Cultura

Por Marcia Nascente – Artigo 13 – 01/03/2013 Hoje a força da internet é tão grande que alcança muitas pessoas que antes não teriam a oportunidade de mostrarem seu ponto de vista. Vemos, pelas redes sociais, a propagação de ideias, opiniões e atitudes que geram interações e retrointerações, o que facilitam a identificação e colaboração das pessoas, segundo sua visão de mundo. Esse grande diálogo passou por uma redefinição de valores e intenções no contexto pós-moderno, trazendo mais conexão entre as esferas econômica e sociocultural. Prova disso é o poder da influência que(...)

22 fevereiro de 2013

Sou seu TCC, muito prazer!

Por Marliy de Oliveira – Artigo 12 – 22/02/2013 O prazer de produzi-lo é o melhor sentimento para seus melhores resultados. Este é momento para você explorar à vontade e apreciar com maior tranquilidade, todos os ensinamentos colocados à nossa disposição. Muitas janelas são abertas no decorrer do curso. Através da variedade das disciplinas e das obras de especialistas indicadas para cada tema, conectadas à atualidade do mercado, enfim, tudo que foi apresentado pelos professores, somado às experiências profissionais e pessoais, são subsídios importantes que ampliam o universo de nosso(...)

05 fevereiro de 2013

O papel de um designer responsável

Por Vicka Suarez – Artigo 11 – 05/02/2013 Numa ocasião, tive a chance de visitar uma gráfica “eco-friendly” em Santa Mônica, California, onde aprendi sobre materiais e métodos. A gráfica tinha Certificação LEED1 e isso se tornou um grande diferencial no Mercado gráfico e editorial de Los Angeles e cidades próximas.    Em conversas sobre sustentabilidade, as palavras Gráfica e Offset2 podem ser rotuladas como algo proibido, errado e ultrapassado. Porém, o que todos concordam é que precisamos, às vezes, usar o tradicional serviço de impressão. As pessoas ainda gostam dos(...)

29 janeiro de 2013

O Papel da Inteligência Competitiva na Educação

Ricardo Basílio Gonçalves – Artigo 11 – 29/01/2013 Com as constantes mutações na sociedade contemporânea, as organizações visualizam hoje um cenário extremamente desafiador e competitivo por causa das influências geradas pelo avanço da tecnologia, pelo desenvolvimento dos mercados, pela vasta concorrência em seus setores e principalmente pelo comportamento das pessoas frente ao consumo. Um dos maiores nomes da administração brasileira, Idalberto Chiavenato, mencionou em entrevista que, devido à constante mutação dos ambientes, as organizações buscam não mais especialistas que atuam com foco, mas sim, estrategistas que conseguem visualizar o todo e(...)

05 janeiro de 2013

Quer entender as redes sociais? Tire o snorkell e coloque o tubo de oxigênio!

Por Marcos Hiller – Artigo 10 – 05/01/2013 “Eu sei que deveria, mas isso não vai acontecer. Se eu receber uma mensagem no Facebook ou algo postado no meu mural, eu tenho que ver isso. Tenho que ver…” (depoimento de Roman, um jovem de 18 anos, extraído do livro  “Alone Together” de Sherry Turkle,  ao admitir que envia  mensagens de  texto enquanto dirige seu carro, e diz que não vai parar) Esse texto que você está lendo surgiu de uma inquietação que eu tenho no sentido de entender de forma mais(...)

01 janeiro de 2013

2013 PROPOSITO DA MARCA PESSOAL

Por Marcia Auriani – Artigo 9 – 01/01/2013 Felicidade é uma palavra intrigante. Qual o real significado desta palavra? Para muitos ser feliz é ter dinheiro, bens materiais, fama, poder e para outros a saúde, amor, paz de espírito, prestigio, família, amigos e assim por diante. Concordo quetodas essas qualidades tragam felicidade, porem e antes de tudo é preciso que esteja claro qual é o propósito da sua marca pessoal. Definir qual a razão de ser de sua marca e como quer fazer diferença no seu dia a dia é o principal(...)

17 dezembro de 2012

Gestão do Design Gera Resultados Financeiros

Gestão do Design Gera Valor e Resultado para a Marca Raieny Querse Silva – Artigo 8 – Parte 2 – 17/12/2012 O Laboratório da Aeronáutica do Rio de Janeiro criou, em 1971, o Clor in, uma pastilha especial para higienizar água e alimentos. Com o objetivo de ganhar espaço no varejo, o redesenho da embalagem foi um passo importante para que o produto chamasse a atenção nas gôndolas dos supermercados. As novas embalagens Clor in 10, foram criadas para representar o processo de higienização dos alimentos em uso doméstico, sem deixar resíduo(...)

12 dezembro de 2012

Gestão do Design Gera Valor e Resultado para a Marca

Por Raieny Querse Silva – Artigo 8 – 12/12/2012 – Parte 1 O bom gerenciamento e um posicionamento determinante são fatores cruciais para o desenvolvimento sustentado das marcas e, portanto, apenas o tempo dirá se as marcas sobreviventes conseguirão transpor as barreiras do mercado e sobreviver a todos os desafios que o mundo mercadológico possui. O paradoxo dos conflitos e dilemas de muitas marcas, é que enquanto nos mesmos segmentos muitas sobrevivem e crescem, outras simplesmente desaparecem. Pode-se observar que ao passo que muitos nomes naufragam, outros conseguem se sustentar(...)

06 dezembro de 2012

A IMPORTÂNCIA DA IDENTIDADE VISUAL PARA AS EMPRESAS

Por Paulo Granato – Artigo 7 – 06/ 12/ 2012   Toda e qualquer empresa ou instituição tem um nome que se reflete para a sociedade através de uma assinatura que podemos chamar de marca. Seja ela uma empresa privada ou estatal ou até uma ONG, esteja ela na área comercial, industrial, seja ela de um produto ou serviço, tenha ela presença apenas virtual, enfim, em quaisquer desses casos ela precisa de uma marca para se identificar. E esta marca que inicialmente é um nome, precisa se materializar através de uma(...)

26 novembro de 2012

O PONTO DE EQUILIBRIO DA MARCA PESSOAL

O PONTO DE EQUILIBRIO Por: Nyvia C. Bandeira de Castro – Artigo no. 6 – 27/11/2012 Num mundo globalizado, no qual todas as informações estão disponíveis a todos, ao mesmo tempo, para que um profissional se distinga dos demais é preciso que ele saiba criar um diferencial. Saber acompanhar as mudanças, trabalhar a sua imagem, ter domínio da comunicação, estabelecer e solidificar sua network, organizar de forma harmônica o seu marketing pessoal são condições imprescindíveis para que o profissional possa sobreviver num mercado tão competitivo. Mas se estas características são essenciais(...)

06 novembro de 2012

UMA GIGANTE DE UM METRO E MEIO

Por: Marcia Auriani – Artigo no. 5 – 06/11/2012 MARCA PESSOAL  QUE FEZ DIFERENÇA NO MUNDO COM APENAS 500 RUBIAS NO BOLSO E COM UM SONHO!!! Seu nome verdadeiro é Agnes Gonxha Bojaxhiu, nasceu em Skopje, Macedonia,  no dia 27 de agosto de 1910 e sua marca começou a fazer diferença em 1946, quando percebeu que podia fazer muito mais, ao invés de servir como monja nas Irmãs de Loreto na Índia. Solicitou permissão ao Papa para iniciar uma nova ordem,  Missionárias da Caridade, que tinha como missão ajudar aos pobres. Com apenas(...)

30 outubro de 2012

TERAPIA OCUPACIONAL, O QUE É ISSO?

Por: Renata Cristina Bertolozzi Varela – Artigo no. 4 – 29/10/2012 Embora suas bases filosóficas possam ser encontradas desde a Antiguidade, é no início do século XX que minha profissão se constitui como categoria dentro da área da Saúde. De qual profissão estou falando? Da Terapia Ocupacional. E que bases filosóficas são essas? A compreensão de que o ser humano se constrói e se caracteriza por aquilo que ele FAZ, e que a atividade é um recurso de cuidado à saúde das pessoas. Por ser uma profissão relativamente nova, que ainda(...)

22 outubro de 2012

Qual a importância do plano de carreira para uma marca pessoal?

Direção. Ajuda o profissional a trilhar o seu caminho e atingir os seus objetivos, ajudando no sucesso profissional. Sua finalidade é a de criar um guia de ações para direcionar a administração, visando atingir resultados com o máximo de eficiência dentro de um tempo pré-determinado. Há milhares de profissionais disputando cargos e posições interessantes nas empresas e a maioria oferece os mesmos atributos:  formação superior, dois idiomas, especialização, experiência e assim por diante. Como fazer diferença e conquistar um espaço neste cenário tão competitivo?  Com o plano de carreira da(...)

08 outubro de 2012

As três gerações da Criatividade

Ana Lucia Campos Pitta – II parte  A Criatividade esteve e está presente em diversos momentos da História, contudo, somente começou a ser estudada a partir do século XX. Cada momento significativo foi então chamado de “geração”. GRAMIGNA, Maria Rita. Líderes Inovadores. São Paulo: Editora MBooks, 2004. Vejamos os principais movimentos da Criatividade através dos tempos. 1ª Geração – Ênfase no pensamento criativo (décadas de 50 e 60) Neste período, Alex Osborn e Sidney Parnes desenvolveram estudos sobre o pensamento convergente e divergente, tendo com principal técnica de trabalho o(...)

03 outubro de 2012

Criatividade e Inovação

Marca Pessoal Ana Lucia Campos Pita – Artigo no. 2 Estamos vivendo um momento em que as tecnologias de vanguarda facilitam e permitem a rápida expansão do conhecimento. A cada dia, torna-se mais curta a distância entre o fato e a informação. Todos os meios que possibilitam saber o que acontece em qualquer parte do planeta estão ao nosso alcance com uma agilidade ímpar. “O mundo ficou pequeno!”. Contudo, somente por agirmos criativamente é que podemos tomar consciência disso e inovar. Assim, é fundamental que os profissionais liberem, desenvolvam e(...)

02 outubro de 2012

Branding Emocional por Marcas Pessoais

Branding Emocional  MarciaAuriani – Artigo no. 1 “Criar marcas não diz respeito somente à onipresença, à visibilidade e às funções, mas também à ligação emocional com as pessoas na vida diária”. Joel Desgrippes, D?G* Mundial Cada vez mais o mercado passa aperceber a importância do branding emocional para o sucesso dos negócios e suas relações. Por outro lado, as empresas estão sentindo a dificuldade em criar essas relações com seus consumidores, uma vez que está difícil criar um relacionamento neste mercado tão cheio de produtos, serviços e marcas. O gerenciamento(...)

24 setembro de 2012

Blog da Marcia Auriani | Branding&Design

Seja Bem Vinda (o)!! O meu blog irá apresentar temas como branding, design, visual merchandising, mídias sociais, gestão do design, marketing e educação. Toda semana irei trazer um profissional especializado na área para juntos discutirmos o assunto em questão e vou querer apresentar nestas discussões varias marcas pessoais que  estão construindo produtos e serviços diferenciados e com uma história emocional de valor. Tenho certeza que serão artigos inéditos, com muita riqueza de conhecimento e compartilhamento de grandes emoções. Convido voce a participar, se  tiver um tema inédito de sua pesquisa e(...)