Por Raieny Querse Silva – Artigo 8 – 12/12/2012 – Parte 1
O bom gerenciamento e um posicionamento determinante são fatores cruciais para o desenvolvimento sustentado das marcas e, portanto, apenas o tempo dirá se as marcas sobreviventes conseguirão transpor as barreiras do mercado e sobreviver a todos os desafios que o mundo mercadológico possui.
O paradoxo dos conflitos e dilemas de muitas marcas, é que enquanto nos mesmos segmentos muitas sobrevivem e crescem, outras simplesmente desaparecem. Pode-se observar que ao passo que muitos nomes naufragam, outros conseguem se sustentar ou mesmo crescer e se destacar de forma significativa no mercado.
A gestão do design trabalha intensamente para que uma marca se torne um case de sucesso e para que seja reconhecida como referência no mercado competitivo. O potencial mercadológico dessas marcas é visualmente reconhecido e destacado pelo processo de design, agregando valor a empresa e gerando resultados significativos para a marca.
Os cases de sucesso, verídicos, destacados a seguir confirmam a percepção real do potencial da gestão voltada ao design. Histórias como a da marca Innéov,que ganhou o mercado e se desenvolveu em meio a duas fortes marcas promovendo um destaque mundialmente reconhecido e valorizado. A marca como a Clor In que faz com que o redesign da embalagem converse e se venda aos consumidores, gerando, com isso, resultados financeiros para a empresa. Caso como o das lojas Any Any que se posicionam através do design sensorial em suas lojas, um forte atributo para gerar fidelidade e apelo sentimental com o consumidor, fazendo de seu ponto de venda algo intuitivo. E a gratificante história de vida da marca Johnnie Walker, um exemplo de posicionamento e determinação de valores perante a marca e seus fiéis consumidores. Estudar e entender casos que, de fato comprovam o valor de marca, é essencial para uma visão prática do processo de gestão do design.
Design corporativo da Marca INNEOV
A história da marca Innéov começou quando a Nestlé, multinacional suíça de alimentos, e a L’Oréal, empresa francesa de cosméticos, resolveram em 2002, unir suas experiências para criar a Laboratoires Innéov.
Fonte: Mundo das marcas (2012)
O objetivo principal da marca Innéovera ser a primeira linha de alimentos com fins estéticos do mundo, uma idéia revolucionária com uma nova proposta: o tratamento de beleza via oral.
Após a realização de pesquisas e testes, a Nestlé e a L’Oréal, desenvolveram cápsulas capazes de estimular o interior das células, proporcionando tratamento para a pele, cabelos e unhas.
A L’Oréal foi responsável por avaliar os efeitos biológicos dos ingredientes ativos em testes clínicos e a Nestlé, trabalhou com o universo da nutrição, defendendo a garantia de segurança da fórmula dos produtos Innéov.
Innéov é uma revolucionária história de criação e gestão de marca, um exemplo de posicionamento de marcas, considerando o relacionamento entre duas marcas fortes e bem estabelecidas, que trabalham para atender as necessidades e desejos dos consumidores, tendo como missão o reconhecimento mundial em ramos atrativos de beleza e saúde, com amplo potencial mercadológico.
A estratégia de design da marca Innéov apresenta valor agregado tangibilizando valores emocionais e estabelecendo uma relação de apelo sentimental e valorização da marca junto aos consumidores.
O processo de design proporcionou o sucesso da marca Innéov, a partir de experiências da Nestlé e da L’Oréal, marcas já existentes no mercado, valorizou as três marcas presentes no case, de forma a interferir positivamente no resultado interno das organizações.
Referências
BATEY, Mark. O significado da Marca: Como as marcas ganham vida na mente dos consumidores. Tradução de Gabriel Zide Neto. Rio de Janeiro: Best Business, 2010, p. 400.
ESTADÃO – JORNAL DA TARDE. Lojas atraem até pelo cheiro. Disponível em http://blogs.estadao.com.br/jt-seu-bolso/lojas-atraem-ate-pelo-cheiro/ > Acesso em 04 de maio 2012.
GOBÉ, Marc. A Emoção das marcas: conectando marcas às pessoas. Tradução de Fulvio Lubisco. Rio de Janeiro: Negócio, 2002. 396p.
MESTRINER, Fábio. Design de embalagem – Curso Básico. São Paulo: Makron Books, 2001. 138p.
REVISTA PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS. A embalagem que fez a diferença. Disponível em http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0„EMI138612-17197,00.html > Acesso em 01 de maio 2012.
Raieny Querse Silva é Designer. Pós-graduada em Gestão do Design pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Atua diretamente na criação estratégica de branding e de comunicação visual na empresa UNA Marketing de Eventos, uma empresa de projetos e marketing de eventos voltados para o mundo corporativo, onde busca a conquista de novos mercados, implantação de soluções de design e inovação.
“O foco estratégico e objetivo sempre foram minha ferramenta principal.”
Contato: raieny_querse@yahoo.com.br;