Sabe aquilo que mais nos incomoda num aeroporto, numa loja de roupas, num hotel ou mesmo no ambiente de trabalho?
A falta do famoso atendimento cordial, carinhoso e espontâneo. Como faz mal termos um atendimento amargo, sem expressão, e mesmo não conseguirmos um sorriso de um colega de trabalho quando o desejamos um bom dia. E sabe qual é a resposta para essas pessoas estarem assim? Paixão.
Paixão por aquilo que faz, ou melhor, envolvimento pelo trabalho que realiza, o entendimento do real significado do seu serviço e sua importância no processo da construção de algo maior. E não importa a função, cargo ou grau de hierarquia no trabalho, o importante é gostar daquilo que faz. Toda vez ao final de uma aula, palestra ou de um encontro profissional, sempre alguém quer conversar comigo e a pergunta é a mesma: “o que fazer para encontrar o meu caminho no mercado de trabalho”? E o porquê desta pergunta? Todos infelizes com o que fazem no seu trabalho e o grande problema fazem aquilo que não gostam todos os dias. Terrível, não? Pois é, já dizia o sábio Confúcio, conhecido como um jovem educado, cortês e justo (nascido há 551 a.C) “ escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”. É isto, não há excelência e resultado positivo sem alegria.
Assim como no mercado corporativo, a competição é acirrada e muitos são os produtos comoditizados brigando por preço. A globalização é uma realidade na vida de todos. Qual é o resultado deste cenário para o profissional? Vários profissionais disputando a mesma vaga, oferecendo os mesmos atributos: graduação, pós-graduação, dois idiomas e experiências internacionais. O que falta: “brilho no olhar”. Agora a questão é como encontrar esse brilho no olhar?
Minha resposta: Branding Pessoal!
Branding Pessoal nada mais é do que gestão da marca pessoal. Como nas empresas, conhecer o seu mercado, entender do seu produto e concorrência são fundamentais para encontrar o objetivo. O objetivo principal é criar valor para sua marca pessoal e gerenciar esse valor com competência, fazendo diferença com o seu conteúdo e identificando a sua imagem em todos os seus pontos de contato, ou melhor, em toda a sua rede de relacionamento. A maior parte das decisões de compra se baseia na confiança e no sentimento de conexão, ou emoções, que as pessoas sentem em relação a determinado produto, serviço ou indivíduo. Gerenciar esse processo exige habilidade do profissional e, por este motivo, o branding é essencial.
A marca pessoal precisar ter identidade forte e uma posição diferente no mercado. Uma marca pessoal estrategicamente bem trabalhada gera resultados para as empresas e prestígio para quem quer se destacar na carreira.
Marca pessoal é a percepção que o seu público tem da sua identidade, ou seja, do seu posicionamento estratégico, que determina qual a imagem que se quer passar, o DNA da sua marca pessoal. Como nas empresas, o profissional precisa revelar qual é a sua missão (razão de ser), visão (como quer ser lembrado) e valores (princípios éticos). A partir destes três elementos, o profissional estabelece uma estratégia de marketing pessoal que pode ser descrita como uma estratégia individual para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos interessantes do ponto de vista pessoal e profissional.Dar visibilidade a características, habilidades e competências relevantes na perspectiva da aceitação, e do reconhecimento das potencialidades, no mercado. A credibilidade é despertada a partir da consistência da gestão desta imagem, ou seja, da gestão da marca pessoal.
Tudo começa com o propósito, com algo que conduza à marca pessoal. É um pensar mais além, mais abrangente, é a motivação que alimenta um sonho, é a força que move a pessoa em relação à sua vida profissional e pessoal. A determinação do propósito é o ponto de partida, pois quando ela assume a vida e apoiada por um desejo ardente de transformar o objetivo, com certeza o resultado é alcançado.
Um propósito de vida muito bem definido e planejado ajuda a encontrar ou concretizar a razão de ser da sua marca pessoal. Quando o profissional sabe o que quer, fica mais fácil definir a sua missão de vida, a sua visão no longo prazo e os valores governantes que irão conduzi-lo ao melhor caminho a seguir, a fim de atingir suas metas e objetivos. Como consequência ele define seu espaço.
A gestão da marca é essencial para o desenvolvimento da carreira. É uma ferramenta eficaz que ajuda a designar quem somos, em que acreditamos, o que nos torna únicos, especiais e diferentes. Explica que estamos aptos a realizar algo e por que devemos ser contratados. A pergunta é: como começar? E minha resposta é: com Planejamento Estratégico da Marca Pessoal. Mas esse assunto é para o nosso próximo encontro!!!