Por Marliy de Oliveira – Artigo 12 – 22/02/2013
O prazer de produzi-lo é o melhor sentimento para seus melhores resultados.
Este é momento para você explorar à vontade e apreciar com maior tranquilidade, todos os ensinamentos colocados à nossa disposição.
Muitas janelas são abertas no decorrer do curso. Através da variedade das disciplinas e das obras de especialistas indicadas para cada tema, conectadas à atualidade do mercado, enfim, tudo que foi apresentado pelos professores, somado às experiências profissionais e pessoais, são subsídios importantes que ampliam o universo de nosso conhecimento.
Agora é por nossa conta.
Desenvolver um Projeto Final, agregando conhecimentos, e mantendo uma “conversa com o conteúdo do curso”, deixa um sabor gostoso de orgulho e um sentimento bom de missão cumprida! Quanto maior o interesse e a dedicação, melhor será o resultado.
Escolha do tema – desde os primeiros momentos de suas primeiras aulas, comece a considerar “o quê” poderá ser o tema de seu trabalho de conclusão de curso. Cada disciplina tem seu encanto e uma delas será o foco de seu projeto de pesquisa. Esta escolha deve envolver, claro, algo de seu agrado, pois com paixão, a pesquisa flui.
O tema bem definido,em coerência com o campo de abrangência do curso e da carreira escolhida, conduzirá a uma conexão natural e gradual, a uma prática agradável de investigação, tanto das bibliografias apropriadas, quanto das informações de mercado. À medida que os conteúdos vão sendo assimilados, vão influenciando suas próprias conclusões, com embasamento adequado à temática.
É essencial considerar a famosa técnica do 5WH, Brainstorming & Research: What? Where? Who? When? Why? How? O quê, Onde, Quando, Por quê e Como? Essas são as perguntas que nos conduzem na busca das respostas para o projeto.
Escolha da modalidade – entre Plano de Negócios, Consultoria e Artigo, escolha aquela com a qual você tem maior familiaridade, entendendo o nível de conhecimento que cada uma delas demanda.
Ter como objetivo desenvolver com excelência seu projeto final, escolher e incluir informações relevantes à modalidade escolhida.
Siga em frente, produzindo com interesse, dedicação, disciplina, comprometimento e, claro, alegria. Alegria por estar a um passo de atingir mais um objetivo importante: a conquista de um novo patamar no seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Estas são apenas algumas dicas, simples, que quando “consideradas” reduzem a apreensão ou ansiedade e facilitam o desenvolvimento de um projeto de pesquisa, de maneira satisfatória.
REFERÊNCIAS
http://www.boppoly.ac.nz/sites/default/files/files/uploaded/studysupport/5WH%20Technique.pdf
http://superclickmonografias.com/page_1186700379640.html
Marliy de Oliveira Especialista em Branding com MBA em Gestão de Marcas (Branding) pela Universidade Anhembi Morumbi e graduação e licenciatura plena no curso Letras – Tradutor Intérprete pela Unibero. Possui sólida experiência em gerência de médio porte em organizações multinacionais de grande porte, como Nokia, Levi’s Strauss, Monsanto, entre outras. Professora das disciplinas Gestão de Marcas – Branding, Metodologia e Orientação de TCC. Professora e palestrante com artigos na área de branding e marketing.
Contato: mmoseo@uol.com.br